Os 14 princípios que basearam a Toyota em seu STP, colocando-a como uma das maiores empresa do mundo
- Gustavo Suzigan Leis
- 9 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Como ter uma empresa focada no cliente, com operação enxuta, redução total de custos, operação engajada no melhoramento contínuo?
O que vamos discutir aqui são os princípios encontrados no livro “Saia da Crise” escrito por W. Edwards Deming.
Publicado em 1986, Deming descreveu em seu livro 14 princípios aos quais constituíam a sua teoria revolucionária da gestão, mais particularmente no modelo Lean de gestão, totalmente difundido em uma das maiores empresas automobilísticas do mundo, a Toyota.
14 princípios de Deming
1º princípio
Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;
2º princípio
Adote a nova filosofia. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;
3º princípio
Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;
4º princípio
Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;
5º princípio
Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir de forma sistemática os custos;
6º princípio
Institua treinamento no local de trabalho;
7º princípio
Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor.
A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;
8º princípio
Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;
9º princípio
Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;
10º princípio
Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis de produtividade.
Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;
11º princípio
Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos.
Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;
12º princípio
Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho.
A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho.
Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos
13º princípio
Institua um forte programa de educação e auto aprimoramento.
14º princípio
Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo.
Como esses princípios podem ser adaptados a gestão de seu negócio? Gostaria de sugestões? Entre em contato com a meDesenvolve e vamos pensar juntos!
Comments