A importância da organização financeira em uma empresa
- Gustavo Suzigan Leis
- 4 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

O controle financeiro em uma empresa é essencial para o seu sucesso e para a otimização de resultados.
Quando falamos em controle financeiro, estamos nos referindo às atividades de planejamento, monitoramento, avaliação e controle de todas as operações financeiras dentro de uma empresa. Sejam pagamentos, recebimentos, processos de trocas e validação de informação e valores.
Essa atividade vai muito além de anotar seus pagamentos e recebimentos em um caderninho. Tais tarefas podem (e devem!) ser automatizadas através de uso de sistemas que irão facilitar as inserções e garantir a veracidade de todas as informações. Apenas com sistemas tarifas e juros não passam despercebidos, assim como erros de duplicidade de pagamentos, duplicidade de cobranças ou cobranças invevidas.
Com um sistema de controle financeiro bem organizado, uma empresa pode obter diversos benefícios, direcionando onde gastar seu dinheiro, qual a necessidade de vendas para pagamentos de suas despesas mensais, quais são seus ativos e passivos, o quanto ela está lucrando ou perdendo e quais são seus investimentos e custos.
A gestão financeira ajuda as empresas a serem mais eficientes, permitindo, através de projeções, que sejam identificados e corrigidos problemas antes que eles se tornem graves. Através de relatórios simples, é possível saber quais as contas a pagar do dia, quais os recebimentos atrasados, qual a projeção do saldo no fim do mês. Um sistema alimentado por pessoas competentes garante que a empresa saiba exatamente o que está acontecendo com seu dinheiro principalmente através do acompanhamento dos fluxos de caixa e das despesas.
É através do controle que tomam-se decisões baseadas em números reais e de forma estratégica: Os dados do passado organizados podem dar uma boa base de projeções que impactam nas decisões do futuro do negócio.
Informações detalhadas e organizadas sobre os custos e lucros são importantes para a melhoria da eficiência operacional: Sabendo exatamente onde há excessos, ações podem ser tomadas e os mesmos valores podem ser direcionados para áreas mais produtivas dentro da empresa.
A necessidade dessa visão organizada dos números se dá tanto para micro, pequenas e grandes empresas. Começando de forma organizada, o direcionamento estratégico é muito mais eficaz.
A contratação de uma empresa que terceiriza processos financeiros, como a meDesenvolve, se torna útil em várias etapas das organizações: Já no início os especialistas direcionam para que o financeiro seja estruturado de forma organizada, possibilitando enxergar as despesas e oportunidades de investimento, "pulando" etapas de planejamento. Empresas com anos de mercado podem ser auxiliadas reduzindo seus custos com o controle , tendo acesso a especialistas com um preço muito mais reduzido se comparado a contratação de uma pessoa para a mesma função.
Nós da meDesenvolve atuamos em todos os estágios de nossos clientes: Desde a organização inicial, com a criação do plano de contas ideal, os lançamentos individuais com as categorizações de cada receita e despesa até a rotina diária de lançamentos de contas a pagar e a receber. Produzimos relatórios diários e mensais que auxiliarão nas tomadas de decisão, fazendo parte do crescimento de cada um de nossos cliente.
Se você tem como meta criar um negócio lucrativo e saudável, a maior dica que podemos dar: Comece estruturando seu financeiro e baseado nele, direcione seu negócio.
Comments