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Como minimizar custos de operação e reduzir tempo de entrega? Os 7 desperdícios

  • Foto do escritor: Gustavo Suzigan Leis
    Gustavo Suzigan Leis
  • 3 de dez. de 2021
  • 4 min de leitura


Uma metodologia "Lean" de produção busca, em todo momento, uma produção sustentável, justa, mínima e com entregas constantes e padronizadas.


Uma dos principais truques é a busca por desperdícios que muitas vezes, sem que sejam mencionados, passam despercebidos pelos donos de empresa e que no final do dia impactam diretamente em todo o resultado financeiro do negócio.


Os 7 desperdícios que serão mencionados impactam diretamente no tempo em que um produto ou serviço fica dentro de sua empresa, atrasando o faturamento rápido, gerando insatisfação dos clientes e minando aos poucos seu negócio.


Tais desperdícios, muito aplicados no STP (Sistema Toyota de Produção), quando criativamente usados, norteiam tanto empresas de produtos quanto todo tipo de prestação de serviços. É exatamente essa adaptação, a possibilidade de olhar uma informação e adaptar para sua empresa, que diferencia seu negócio dos demais concorrentes de seu ramo.


Que tal olhar cada um deles e através de um exercício básico utilizando uma folha, escrever como cada desperdício pode ser adaptado à sua empresa?


São esses os 7 desperdícios que diariamente são buscados e minimizados por um gestor "lean":


1. Transporte


É aquele produto que, dentro da sua fábrica, anda por todos os cantos, vai, volta, faz zigue-zague, passa na mão de inúmeras pessoas sem se preocupar com o caminho percorrido. Quanto tempo esse produto fica na sua empresa por falta de uma organização em linha que minimize essa perda?


2. Inventário


Inventário é um montinho de dinheiro parado. Esse valor que fica a meses em seu estoque poderia ser investido em melhorias na empresa, em máquinas mais efetivas, em benefícios, em lucro, etc. Quem já teve que alugar um espaço maior por conta de utilização de estoque? Como seria se sua empresa comprasse exatamente o que fosse utilizado na produção, de modo que no exato momento que o fornecedor entregasse a matéria prima, esta entraria em sua linha de produção, sem que em nenhum momento essa matéria prima ficasse armazenada? Não é possível ter estoque zero? Tudo bem, mas qual seria o mínimo estoque que você precisaria ter para que sua operação rodasse "just-in-time"?


3. Movimento


Os colaboradores iniciam um trabalho, atravessam a fábrica em busca de uma ferramenta, voltam para sua estação, vão até o outro canto em busca da matéria prima, voltam para sua estação, sobem um andar para buscar o projeto a ser seguido... Já se parou para perguntar, efetivamente, quanto tempo realmente o colaborador trabalhou no seu produto/serviço? Tem ideia que isso representa aproximadamente 30% de todo o tempo dele em fábrica? E os demais 70%? Desperdício...


4. Espera


Já viu situações onde um colaborador fica parado esperando uma informação para poder dar continuidade em seu processo? Ou que um relatório enviado fica 3 dias na mesa do gestor até ser olhado e a empresa não pode tomar decisões sem essa revisão? Como seria se sua empresa não tivesse nenhuma espera? Todo o momento os colaboradores estivessem empenhados trabalhando efetivamente? Não é possível? E se você aumentasse apenas 20% dessa efetividade? Quanto ganharia em faturamento e quanto seria bem visto pelo seu mercado?


5. Superprocessamento


Superprocessar é fazer mais do que o cliente espera. É entregar algo que o cliente não vê como valor. É polir duas vezes uma peça sendo que apenas uma vez é a esperada pelo cliente. É enviar um relatório em excel e em .pdf sendo que seu gestor gosta de olhar cada uma das fórmulas apresentadas e nem tem leitor de .pdf no computador. Uma empresa "lean" vai até o cliente e define (interno ou externo), com exatidão, o que ele espera. Entrega exatamente o que ele quer, nem mais, nunca a menos.


6. Superprodução


Superprodução é produzir mais do que o esperado "buscando se precaver para uma eventual demanda". É criar 10 mil peças por mês sendo que em seu planejamento estratégico a previsão de vendas é de 5 mil peças. É fazer 20 artes digitais pensando que podem ser vendidas para um cliente que contratualmente solicita 10 artes por mês. É produzir 20 motores de carros sendo que foram previstas produções de apenas 10 carrocerias. Uma empresa "lean" trabalha exatamente com o que vai ser entregue. Trabalha "puxada" pelo cliente, trabalha por vendas e não previsões furadas.


7. Defeitos


Dentre os desperdícios mais conhecidos, defeitos podem gerar uma perda do material produzido ou mesmo uma necessidade de refazer/reparar tal produto. A falta de comunicação entre o solicitante e o colaborador, a falta de um documento padrão claro do que deve ser feito, a falta de uma calibração de um equipamento são exemplos de formas de criar um defeito. Para cada uma delas (e de inúmeras outras que empresas criativas conseguem prever) deve-se pensar em como agir, como minimizar a chance de ocorrência. Tenha foco nos processos e na padronização dos procedimentos que isso garantirá uma redução nesse desperdício.


Quantos desses 7, só de ler o texto, você identifica em sua empresa? Por qual irá começar? Entenda que qualquer mudança, mesmo que mínima, é um degrau para a diferenciação de seu negócio.


Precisa de ajuda para identificação e minimização desses desperdícios? Deixe que nossa empresa TeDesenvolva!


 
 
 

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