top of page

Como organizamos uma empresa

  • Foto do escritor: Gustavo Suzigan Leis
    Gustavo Suzigan Leis
  • 11 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura


Muitas vezes, devido ao rápido crescimento de uma empresa, o empresário e seus sócios não tiverem tempo de focar em organização de simples processos.

O controle financeiro, o controle de documentos, o controle de processos que deixam claro as tarefas dos colaboradores são alguns indicativos de uma possível desorganização e falta de direcionamento do rumo da empresa.

A fase mais difícil, começar a empresa do zero, conseguir clientes, ganhar mercado, já foi feita, e mostraremos como retomar as rédeas de uma companhia que, muitas vezes, está operando no vermelho ou mesmo que está entregando produtos e serviços que não estão condizentes por conta de uma falta de "alicerce" financeiro e operacional. As coisas podem mudar mais rápido do que você imagina, desde que o trabalho seja feito com dedicação e planejamento.

Aqui, listamos algumas dicas para que você possa avaliar sua companhia e começar a organizá-la.

Saiba para onde o dinheiro vai

Já se questionou "vendo vendo vendo e não sei para onde o dinheiro vai?!". Primeiro de tudo é saber onde está indo o dinheiro de sua empresa.

Seja para os pagamentos dos colaboradores, juros bancários, compra de matéria-prima, não importa. Nessa etapa, um simples sistema financeiro bem organizado em suas categorias auxilia na visualização de "onde estamos".

Mapeie seus processos

Já sabe para onde o dinheiro vai? Parta para o campo. Entenda como está sendo feito cada um de seus processos. Como os pedidos entram? Como são tratados? Como saem? Quem dá a entrada? Quem da a saída? O que confirma cada uma das ações, é um documento, é um e-mail?

O simples fato de entender e colocar seus processos em um papel da toda a noção de sua operação, da a possibilidade de identificar falhas de fácil correção e de identificar desperdícios simples por falta de conhecimento dos colaboradores.

É através desse mapeamento que conseguimos elaborar indicadores que mostrarão como gerir e otimizar nossos processos através de ações de melhoria.

Planeje a médio e longo prazo

Já sabe onde vai seu dinheiro, já sabe como é a sua operação. E agora, para onde vamos? Comece com um planejamento pequeno, 6 meses, 12 meses, parta para 24. Escreva e deixe visível. Ter metas alcançáveis é um dos maiores impulsionadores de negócio. Se sei onde posso chegar, trabalharei dia a dia em direção a isso.

Aprenda a confiar e delegar

Devido ao modo de crescimento, onde o dono aprendeu a fazer tudo, a passagem de bastão as vezes é um pouco complicada. Isso pode sobrecarregar e a tomada de decisão e muitas vezes pode ser influenciada pela "falta de tempo". Aprender a delegar as tomadas de decisões mais simples é o primeiro passo para o crescimento. É preciso confiar em sua equipe.

Delegue, monitore, indique como melhorar, converse. Seja um "chef" de seu negócio, onde diariamente você "prova" seus produtos e direciona seus "cozinheiros" ao "sabor perfeito".

Chegou a hora de se desenvolver

As quatro dicas acima são bastante simples – e podem até parecer óbvias para alguns -, mas é assustador o quanto na prática muitas empresas ainda não seguem esses conselhos.

Se a sua companhia está bagunçada, é hora de respirar fundo e repassar com calma cada uma dessas etapas.

Quer ajuda para essas organizações? A meDesenvolve é especialista em ouvir e ajudar onde você mais precisa.



 
 
 

留言


Post: Blog2_Post
bottom of page